6 de março de 2009

Palavras de outros

Hoje estou lendo blogs de outros, uns que acompanho há tempos, outros novos. Descobrindo, redescobrindo, me descobrindo.
E mencionando, indicando, como fiz aqui. E como quero repetir agora.

Direto do La Cucinetta, reproduzo parte do post de ontem da Ana:

"(...) Preciso confessar que pregar um estilo de vida tão natural e ao mesmo tempo estar tão acima do peso fazia com que eu me sentisse uma farsa. Não consigo expressar o tamanho do alívio que sinto hoje.
(...)
Sinto finalmente que estou dando a meu corpo o respeito que ele merece. Afinal, seu corpo é apenas um empréstimo. Assim como não se devolve um livro destruído, é muita falta de educação receber um corpo perfeitamente saudável e devolver à terra uma verdadeira tranqueira. ;)
(...)"

Vai lá!

5 de março de 2009

Aproveitando bem o forno



Não sei fazer peixe. Na verdade, vou além: não sei comer peixe. Peixe é algo a que meu paladar não está acostumado. Só gosto dos mais suaves (que não tem tanto gosto de peixe) - aprendi que devo escolher os de mar, porque os de rio tem o gosto mais acentuado devido à água barrenta.
Eu tento, mas confesso que sem muito sucesso, incluir o peixe na rotina alimentar. Minha mãe costuma fazer filézinhos empanados e fritos, o que é uma delícia (como qualquer fritura), mas não é saudável...
Então, quando encontrei essa receita de peixe que Fer publicou no
Chucrute com Salsicha, quis fazer apesar do calor que está fazendo e do tanto mais de calor que isso significa por ter que usar o forno.
Calor por calor, aproveitei para fazer também o acompanhamento (falsas batatas assadas) e a sobremesa (frutas assadas) no forno. Sobre essas eu falo depois, do peixe publico apenas as fotos, já que a receita está mais que bem explicada no post da Fer.
Ah! Usei filés de merluza.

Clique nas imagens para ampliar

Ajude a sanar o problema da fome

3 de março de 2009

Pasta frola




Sempre que vejo uma dessas numa padaria bonaerense, acho linda. Gosto da decoração. Gosto de cozinhar. Gosto de fazer artesanato. Quer receita melhor que essa para passar uma manhã gostosa?
Como sobrou massa depois de decorar a torta e acho um pecado jogar fora, fiz esses biscoitinhos que deram um toque bacana na decoração e também ficaram bem gostosos. São ótimos para serem decorados com algum glacê e, por exemplo, chocolate granulado (o que não fiz).
Um belo presente para levar à casa de alguém, não acham?


***

Pasta frola - torta de doce de marmelo

* 2 xícaras de farinha de trigo (240g)
* 4 colheres de chá rasas de fermento em pó (a receita pede Royal porque o livro de receitas é dessa marca, hehehe)
* 1/2 xícara de açúcar (110g)
* 125g de manteiga
* 1 gema
* 1 ovo
* 2 colheres de sopa de leite
* 1/2kg de doce de marmelo - esse doce é o equivalente argentino à nossa goiabada, tão comum quanto e vendida a granel, em latas... igualzinho. Substitua por goiabada ou doce de batata doce, ou alguma geléia com pedaços de frutas... o recheio é por sua conta. Usei o meio quilo indicado na receita, mas achei que foi muito, ficou muito doce. Na próxima, diminuirei a quantidade de doce.
* 2 colheres de sopa de água quente
* 1 gema para pincelar

Peneirar a farinha e o fermento em pó, misturar com o açúcar e acrescentar a manteiga em temperatura ambiente. Misturar bem com um garfo grande (não achei necessário pegar a batedeira para essa massa) até obter uma farofa uniforme. Adicionar a gema e o ovo, misturar bem e colocar o leite, começando com uma colher, misturando bem e adicionando a segunda apenas se achar necessário para que a massa fique lisa. Essa massa não deve ser sovada, pois contém manteiga que deve esquentar o mínimo possível. Colocar na geladeira por 15 minutos para então conseguir abrir com um rolo sobre uma superfície enfarinhada. Também é possível colocar a massa diretamente na forma untada, formando o fundo com os dedos, mas fica menos uniforme se feito assim. Minha massa ficou ótima de abrir, só que péssima de desgrudar do granito e levar até a forma... Formei novamente uma bola, acrescentei um pouco mais de farinha e caprichei mais na quantidade de farinha que coloquei na bancada antes de voltar a abrir a massa com o rolo. Deu certo.
Com os recortes de massa formei novamente uma bola que voltei a abrir para cortar as tiras para a decoração da torta.
As sobras sofreram o mesmo processo para poderem virar biscoitinhos com formato de flor.
Lembre-se que a cada vez que você volta a formar a bola para abrir novamente a massa, acaba incorporando mais farinha a ela e deixando-a mais seca. Portanto, os biscoitinhos ficaram mais crocantes que a massa da torta, mais fofa. Ou seja, se quiser usar essa massa para fazer biscoitos, pode acrescentar mais farinha desde o início.
Bom, voltando à torta. Amasse bem o doce de marmelo (ou a goiabada) com um garfo, leve ao fogo em banho maria e acrescente as duas colheres de sopa de água quente para obter um doce liso com o qual possa rechear a massa. Logo coloque as tiras de massa decorando como achar mais interessante e pincele com a gema de ovo
- desencanei de pincelar a torta porque preferi polvilhar com açúcar de confeiteiro assim que tirei do forno.
Leve ao forno médio já pré-aquecido por 30 minutos ou até que as tiras de cima estejam ligeiramente douradas. Assei os biscoitinhos na sequência, em assadeira forrada com papel manteiga para facilitar a vida.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro utilizando uma peneira fina logo que tirar do forno, assim o doce quente absorve o açúcar e ele fica visível somente nas tiras de massa ;-) .


Congelamos duas porções da torta para ver se a receita se presta a isso, algum dia eu conto como foi o resultado obtido, mas aposto que será bom.

Clique nas imagens para ampliar