22 de abril de 2008

Ontem foi feriado!

Que delícia: um fim de semana com uma segunda livre! Deu tempo de trabalhar em dois jardins, de organizar coisas em casa, de almoçar na casa de amigos e de convidar amigos para almoçar em casa.
Os menus foram goulasch com Spätzle no sábado (nahm!) - eu levei o acompanhamento do café (scones com deliciosas geléias) e lombo de porco com legumes em casa ontem.
O lombo ainda ficou meio seco para meu gosto, porém melhor que o anterior. Ainda acerto a mão entre o cozinhar o suficiente para não correr riscos com a carne de porco e o deixar molhadinho para o paladar. Quem comeu incentiva que eu continue testando e chamando eles para serem cobaias. Farei isso.
Para acompanhar o lombo que assei com batatas, chuchu, cenouras, hortelã variegada e pimentões vermelho e verde, fiz uma abóbora seca do modo mais fácil que se possa imaginar. Coloquei a abóbora inteira numa assadeira e quando a casca estava suficientemente macia para ser cortada sem sofrimento abri a abóbora, tirei as sementes, temperei com bastante nós moscada, pimenta do reino branca moída na hora e sal e voltei ao forno para terminar de assar. Para servir, facilitei a vida dos comensais retirando a abóbora da casca e servindo numa bela tijela de madeira (o contraste teria dado uma bela foto se eu tivesse lembrado de fotografar...). Vale regar com um bom azeite, se quiser.

6 de abril de 2008

Kibe natural de forno

Esse é capaz de enganar os que são resistentes a receitas vegetarianas. É tão delicioso que provavelmente as pessoas não dêem por falta da carne. Receita que veio de uma amiga do trabalho que pegou com outra amiga que... Aquelas anotadas meio mais ou menos, em que um ingrediente listado (o óleo) não aparece no modo de preparo...
Abaixo, a receita com algumas anotações extras.

*****

Kibe natural de forno

Ingredientes - massa:
* 1/2 kg de trigo para kibe
*
4 pães amanhecidos
* 4 tabletes/pó de caldo de legumes
*
2 ovos inteiros
* ½ xícara de óleo
* 240ml de leite

Ingredientes - recheio:
*
mussarela picada
*
tomate picado
*
orégano
*
folhas de hortelã picadas
*
azeite
*
sal à gosto

Preparo
Lavar o trigo e deixar de molho por 10 minutos. Espremer e deixar na geladeira por 30 minutos. Colocar os pães picados de molho no leite e dissolver o caldo de legumes em 250ml de água quente. Formar uma pasta (pão+leite+caldo de legumes). Em seguida, misturar bem o trigo, o óleo, a pasta formada com o pão e os ovos.
Em um refratário untado com manteiga ou margarina, colocar uma camada de massa e em seguida o recheio. Cobrir com o restante da massa. Para finalizar, fazer cortes diagonais no quibe, colocar manteiga em flocos espalhada na superfície, que depois irá dourar.
Cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) por aproximadamente 40 minutos. Quando começar a cheirar bem, tirar o alumínio e deixar mais 10 a 15 minutos em forno alto para dourar. Servir com uma salada - eu fiz uma variação desta salada oriental de acelga, publicada no blog Pecado da Gula.


Agora que transcrevo a receita, dou-me conta que os ovos tampouco estavam no modo de preparo e que acabei esquecendo deles. Não fizeram falta. Para ser bem sincera, dou-me conta de que modifiquei também bastante do recheio... Como a receita é grande, rendeu uma travessa média (30 x 19cm) e uma menor. Uma delas foi recheada com tomate, cenoura pré-cozida em rodelas, mussarela e alcaparras. A outra (que ainda não provamos) levou alho poró, mussarela e alcaparras.

4 de abril de 2008

Edible


Para quem quer inovar mesmo em suas receitas, uma loja que vende ingredientes inusitados (ao menos para o meu paladar). Não tenho certeza se provaria todos, mas que a curiosidade existe, exite (como dizem das bruxas: yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay).
Gostei muito de saber que eles pagam preços justos aos produtores / catadores e que não trabalham com intermediários, além de se preocuparem com aspectos sanitários e éticos.

Vai de crocodilo, escorpião ou abelha? Que tal umas ervas diferenciadas?
A loja vende online, vai lá!

Pirulito com ouro 24K - afrodisíaco; sabor champagne
Crédito da imagem: www.edible.com

3 de abril de 2008

Verde


Batatas


Noques de espinafre na manteiga com sálvia


29 de março, dia do nhoque da fortuna. Sábado. Quer combinação melhor?
A sugestão de fazer o nhoque não foi minha, mas topei na hora.
Tinha espinafre orgânico fresquinho e lindo, então procurei uma receita para usá-lo.
A receita foi inspirada nesta, publicada no cybercook. Acabou ficando bem diferente da original, porque quis substituir a farinha branca por integral, mas a dita acabou e eu não tinha atingido o ponto, ai adicionei a branca mesmo. Até ai, tudo orgânico. Mas... eis que preciso de ais e não tenho.Todos com fome em casa. OK, recorro à Maizena.
Ficaram bons, mas não atingiram minhas expectativas. Vou repetir o teste algum dia.
Quanto à manteiga com sálvia, simplesmente a derreti na frigideira e acrescentei folhas de sálvia. Podiam ter sido mais, ficou bem suave. E menos manteiga.
As fotos ficaram mais apetitosas que o prato, apesar do aroma matador.

Uma acelga, três escarolas lisas